quarta-feira, 17 de dezembro de 2008


ESTUDO DO LIVRO DE TIAGO

Introdução:
A epistola de Tiago é a epístola menos doutrinaria de todas, mas é a mais pratica de todos os livros do Novo Testamento. Porém este fato não deve nos fazer subestimar nem superestimar o livro o valor desta obra, pois doutrina e pratica são aspectos igualmente importantes.
Portanto, estamos manuseando um manual de conduta cristã, o qual pressupõe um alicerce de fé por parte de seus leitores.
Esta epistola traz o nome de seu autor (forma grega do nome hebraico “Jacó”), líder da primitiva igreja de Jerusalém (At 15:12ss; 21 18) e era o meio irmão de Jesus.
Tiago, por conseguinte, ocupava uma posição de grande, se não suprema, autoridade na igreja mãe, em Jerusalém, presidindo as assembléias e pronunciando com autoridade a última palavra. O tom autoritário desta epístola condiz bem com a posição de primazia atribuída a ele.

OS BENEFÍCIOS DA PROVAÇÃO

Como esta epistola é bem prática, vamos passar para o seu lado prático.
Todos nós passamos por provações se eu perguntar quem de vocês já passou uma provação este ano levantem a mão, este mês, esta semana, hoje.
Então todos nós passamos pro provações de diversas formas, se eu pedisse para vocês me contarem provações que vocês passaram e que sejam provações diferentes iríamos passar a noite aqui falando sem repetir nenhuma.
Mas para que serve as provações? Tem alguma finalidade? Me ajuda em algo?
Hoje vamos ver um pouco sobre isso nesta epistola (Ler Tg 1:2-4)
Quando estamos passando por uma provação qual é o sentimento que nos dá? Sejam sinceros. Pode ser tristeza, revolta, raiva etc.
Mas qual sentimento um cristão deve ter quando passa pro uma provação?

I- Alegria
No verso 2 diz: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” aqui nos diz que quando passarmos por provações devemos ter alegria não é? Não! Devemos ter toda a alegria, a palavra no original dá um sentido de satisfação total.
É isso que um cristão deve sentir quando esta passando por uma provação, a palavra provação pode ter um sentido como a própria palavra diz de provar alguém de testar ou mesmo de tentar a pessoa.
Quando essa provação vem de terceiros que nos persegue por que somos crentes em Mateus 5:11-12: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” Devemos nos regozijar e exaltar, não por causa da perseguição, mas por causa do nosso galardão nos céus.
Quando passamos por uma aflição ou provação teremos galardões não é? NÃO! Só teremos os galardões se passamos por elas alegres, nos regozijando e exaltando, quando passamos pelas dificuldades reclamando não teremos o galardão.
Vamos nos lembrar do povo de Israel eles passaram 40 anos no deserto por causa da reclamação, eles vivam reclamando de Deus e por causa disso foram castigados.
Da mesma maneira hoje é assim se passarmos por provações reclamando não teremos as bênçãos de Deus e sim vamos perder as bênçãos de Deus.


Aplicação:
Como esta nossa vida neste ponto? Será que estamos passando pelas provações com toda a alegria ou ainda estamos como o povo de Israel apenas reclamando e se queixando de Deus?
Deus não gosta de pessoas que vivem reclamando. Isso chamasse murmurar e quando você murmura você esta dizendo em outras palavras que você não esta satisfeito com o que Deus está lhe dando.
Mas por que devemos ter alegria nas provações? Verso 3 “sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança”

II- Perseverança
A palavra perseverança traz o significado de “estabilidade, constância, tolerância”, ou seja, quando passamos pelas provações com alegria teremos a perseverança que é a estabilidade dos crentes.
Todos os crentes devem ter uma meta na vida que é a “Maturidade”. Todos os crentes devem amadurecer na vida espiritual e só amadurecemos quando aprendemos a estar felizes em todas as situações desta vida.
Deus permite que passamos por estas provações por que Ele quer que sejamos crentes maduros, estáveis, constantes. Deus não quer que seus servos tenham vidas que qualquer vento os abale.
Quando você estiver passando por uma provação pense: “Deus está querendo me ensinar algo”, e quer, quer ensinar a maneira para sermos maduros.


APLICAÇÃO:
Será que nós somos crentes maduros mesmos?
Só seremos crentes maduros mesmos quando sabermos passar pelas provações. Enquanto não aprendemos isso não seremos crentes realmente perseverantes, ou seja, maduros.

III- Maturidade
Como vimos o propósito das provações é a maturidade “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” verso 3.
Perfeitos: “que não carece de nada necessário para estar completo”, ou seja, para chegarmos a um nível de maturidade plena, e para isso é necessário saber passar por provações. Mas isto é apenas uma das partes para serem maduros.
Íntegros: “sem manchas”, ou seja, puros.
Em nada deficientes: mesmo sentido de completo.
Então se o crente quer ser maduro ele deve saber passar pelas provações com alegria.

APLICAÇÃO:
Como esta sua vida nesta área? Estamos amadurecendo ou continuamos verdes?

Vimos hoje quê se quisermos ser maduros devemos aprender a passar pelas provações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário