quinta-feira, 1 de abril de 2010


A PÁSCOA

INTRODUÇÃO:

A páscoa nos dias atuais tem recebido um significado diferente daquele é ele recebeu quando foi criado.

Hoje vemos que a páscoa é algo mais comercial do que espiritual ou religioso.

Se você falar com um comerciante nessa época e perguntá-lo sobre o que ele espera desta páscoa ele dirá que espera que as vendas sejam boas.

Vemos em nossa época algo que não era visto na época de Jesus nem do Antigo Testamento, Páscoa ser igual a Coelhos e Ovos.

Para entender o significado da Páscoa hoje, é necessário voltar à Idade Média e lembrar que os antigos povos pagãos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, deusa anglo-saxã do amanhecer.

Ostera é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés.

A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.

Na mitologia romana, é Ceres. Os antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.

Mas esses sentidos da páscoa estão longe do verdadeiro sentido e propósito da páscoa.

A páscoa é época de lembrar-se do amor de Deus.

I- Páscoa = RELEMBRAR A VIDA NOVA

Quando o povo de Deus vivia no Egito escravizado eles não tinham não tinham mais esperança, estavam lá sendo maltratados, humilhados. Estavam longe da promessa de Deus para eles de ser uma grande nação.

Mas Deus não esquece suas promessas e sempre cumpre o que diz. Deus então enviou Moises ao Egito de volta para que ele libertasse o Seu povo.

Moises chega para libertar o povo de Israel, mas Faraó não quer deixar o povo ir, ele não queria perder uma mão de obra dessas.

Então Deus começa a mostrar quem Ele é, mas cada sinal que Deus mostrava mais Faraó endurecia seu coração.

Mas Deus envia a dez pragas e Faraó se mantém duro ate a décima praga. A morte dos primogênitos.

Essa era para todos. O Anjo iria matar todos os primogênitos inclusive os do povo de Israel.

Mas para Deus poupar o povo de Israel Ele exigiu algo como prova da confiança do povo Nele.

O povo de Israel deveria separar um cordeiro, puro, perfeito. Eles deveriam matá-lo, aparar o sangue e passar esse sangue nos umbrais das portas e assim quando o anjo passasse ele saberia que naquela casa tinha pessoas que confiavam no Senhor a assim pouparia o primogênito daquela família, caso contrario o anjo entraria e mataria o primogênito.

Daí vem o nome Páscoa que deriva de uma palavra que no hebraico queria dizer: “passa por cima”.

E esse cordeiro eles deveria come-lo e deveriam repetir isso sempre. Êxodo 12:24-27 diz:

Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre. E, uma vez dentro na terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, observai este rito. Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas”

Deus deixou a festa da páscoa para que os hebreus pudessem relembrar que Deus deu uma nova vida eles, uma vida de liberdade.

Sempre que um judeu celebra a páscoa eles relembram o dia em que o SENHOR Deus libertou o seu povo da escravidão do Egito e com isso se lembram do Amor de Deus por eles.

APLICAÇÃO:

E você do que se lembra na páscoa? Ovos de chocolate, Coelho da páscoa, presentes!

A páscoa foi instituída por Deus para que as pessoas se lembrassem de Deus e do Seu amor pela humanidade. Mas as pessoas vem esquecendo esse principio de que a páscoa é um momento de voltarmos os nossos pensamentos para Deus e não para nós mesmos.

É uma época de lembrarmos das misericórdias de Deus por nós. De relembrar que temos uma nova vida graças ao Amor de Deus.

Que nessa páscoa você volte seus pensamentos para o grande amor de Deus por nós.

II- A páscoa = RELEMBRAR A SALVAÇÃO

A páscoa para os judeus representava a vida nova em liberdade da escravidão. Mas foi essa mesma época que Deus escolheu para nós dá uma liberdade ainda maior.

Jesus também comemorava a páscoa como o costume de todos os judeus naquela época em Mateus 26:17 em diante vemos o relato da ultima ceia de Jesus que era uma ceia em comemoração a Páscoa.

Jesus celebra a páscoa com seus discípulos, mas Jesus dá uma nova significação para a Páscoa que eles conheciam.

No verso 26 vemos que Jesus toma o pão e diz: “Tomai, comei; isto é o meu corpo”. Naquela época o cabeça da família também tomava o pão e dizia: "isto é o pão de aflição que nossos pais comiam na terra do Egito". Essas palavras de Jesus mudava o significado festa tirava do passado e colocava no presente com Ele. João Batista antes já tinha dito que Ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Jesus estava dizendo ali como o cordeiro morria para que o primogênito fosse salvo Ele iria morrer para salvar os seus.

Jesus sabia que o seu tempo estava próximo e queira que seus discípulos não esquecessem do que Ele fez por eles, por isso deixou a páscoa para que seus discípulos relembrassem do que Ele fez morrendo para dá a salvação.

A páscoa agora para os cristão celebram a morte de Jesus e sua ressurreição, para nos salvar. E sempre que celebramos a páscoa temos que ter em mente isso: a páscoa é um momento para relembrarmos do Amor de Deus por nós.

Tanto vemos isso no povo judeu quando Deus os libertou do Egito e da escravidão. Como vemos isso em Jesus na sua morte e ressurreição.

Deus instituiu a páscoa para ser um momento de relembrar, um momento de reflexão sobre aquilo que Deus tem feito por nós.

O mundo hoje tem feito de todo para tirar isso da mente das pessoas, antes de Jesus quando se falava em páscoa já sabiam que se referiam a libertação dos hebreus. Nos primeiros séculos da igreja cristã quando se falava em páscoa logo se lembravam do sacrifício de Cristo por nós.

Mas hoje quando se fala em páscoa logo as pessoas lembram de Chocolate. Coelhinhos, mas não lembram daquele que criou a verdadeira páscoa, Deus.

Não lembram do amor de Deus por cada ser humano, não lembram que dependemos de Deus para existirmos.

O propósito do inimigo é esse cegar o entendimento das pessoas. Fazer com que as pessoas não conheçam a verdade e assim vivam sempre sem conhecer a Deus e servindo ele.

Você pode chegar hoje para muitas crianças por ai e perguntar o que a páscoa representa para elas tirando os filhos dos crentes eu espero, a maioria diga presentes ou chocolate.

Isso é uma tristeza! Isso deve fazer com sofra com uma noticias dessas. Saber que existe uma data como a páscoa que foi instituída por Deus a tanto tempo como um período para as pessoas lembrarem do que Ele fez. E hoje muitas pessoas não sabem nem o que realmente a páscoa significa.

APLICAÇÃO:

E nós? Já sabemos o que realmente a páscoa significa. Mas o que realmente ela significa pra você? Um tempo de relembrar o Amor de Deus ou é só mais um feriado como outro qualquer em que as pessoas comem mais chocolate?

Que nessa páscoa possamos refletir o que realmente ela significa pra nós.

Que possamos usar este tempo também para mostrar para outras pessoas o que realmente a páscoa significa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário